quinta-feira, 18 de março de 2010

DIA MUNDIAL DO RIM


doenças renais crônicas atingem cerca de 2 milhões de brasileiros

Silenciosas, as doenças renais crônicas atingem mais de 500 milhões de pessoas em todo o globo. No Brasil, são cerca de 2 milhões de doentes, dos quais, segundo estimativas da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), 60% não sabem que têm o problema. Nos casos mais graves, as complicações nos rins podem levar a perda do órgão e até à morte.

Para alertar as pessoas dos riscos dessas doenças, foi instituído o dia 13 de março como o Dia Mundial do Rim. Nesta data, cerca de 70 países realizam diversas ações de prevenção às doenças renais. No Brasil, a SBN lançou a campanha Previna-se e programou mais de 400 mutirões em todos os Estados do país para fazer gratuitamente exames de urina e de creatinina no sangue, que ajudam a detectar a doença em seus estágios iniciais.

O diagnóstico tardio e o fato de se tratar de doenças assintomáticas, ou seja, que não causam dor ou sintomas aparentes, é o que dificulta o tratamento das doenças renais. "O doente só sente que algo está errado quando cerca de 50% dos rins estão comprometidos".

fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário