quarta-feira, 16 de junho de 2010

Alongamento e respiração para aliviar dores na coluna


O jeito torto de se sentar em frente à TV ou no trabalho, os ombros contraídos durante grande parte do dia e sensações de ansiedade, raiva, remorso, depressão e baixa-estima pesam sobre a coluna, ocasionando desde incômodos suportáveis a fortes dores. Para aliviar este problema fisioterapeutas dão algumas dicas.

A coluna é um verdadeiro eixo: sustenta a cabeça, centraliza os ombros e os quadris, protege órgãos vitais de impactos e permite as pessoas ficarem em pé. Quando inclinada demais para frente ou para trás, a força da gravidade atua mais fortemente sobre as costas, exigindo dos músculos um trabalho extra para compensar o desvio.

A primeira condição para ter músculos resistentes, que dêem uma boa sustentação à coluna, é a prática do alongamento. Um movimento fácil, que pode ser feito a qualquer hora do dia – algo como espreguiçar-se. Nesta hora vale respirar profundamente e devagar, prestando atenção na entrada e saída do ar.

Mas se as dores forem muito fortes, a dica é buscar a ajuda de um especialista, que pode recomendar várias alternativas, como massagem, reeducação postural global (RPG), acupuntura, quiropatia, entre outras técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário